A representação da poesia para as crianças.
A leitura e a escrita de poesias devem ser estimuladas, pois além de trazer uma experiência prazerosa e agradável, a poesia colabora para diversos aspectos do desenvolvimento da criança. Além de ser uma graciosa forma de expressão de sentimentos, emoções e sensações, por meio dessa linguagem literária, as crianças têm desde a formação de seu imaginário até o desenvolvimento da fala e escrita.
A leitura de poemas desenvolve aspectos importantes da oralidade como a entonação, acentuação e ritmo, que são fundamentais nas situações de uso da fala. Assim, podemos estabelecer uma prazerosa brincadeira entre a sonoridade da comunicação.
Poesia não tem idade, lugar, nem hora certa, pois por meio dela podemos manifestar nossos sentimentos em relação aos acontecimentos que se passam ao nosso redor.
É nítida a interferência do atual quadro pandêmico na vida de nossas crianças. Diante disto, a ideia deste livro surgiu da certeza de que, através de rimas, elementos estruturais, arranjos de letras e ritmos é possível manifestar sentimentos interiorizados e levar nossas crianças a uma reflexão sobre o que podemos aprender com toda essa situação.
Ensino Fundamental I
5º ano -
Professora Ludmila Bueno Marques
Comentários
Postar um comentário