Mudanças nos Vestibulares

As datas dos vestibulares sofreram mudanças significativas em 2020. A maior parte das universidades optou por fazer a revisão das datas e realizar as provas no início do próximo ano.


Essas mudanças podem gerar dúvidas e preocupações para os vestibulandos, afetando diretamente os seus estudos. Apesar da insegurança inicial que a nova data pode causar, a verdade é que o adiamento dos vestibulares permite que os alunos tenham ainda mais tempo de preparação para as provas.


Exemplo disso é o Enem de 2020, que será realizado em datas diferentes no começo do ano que vem. Com a decisão do Ministério da Educação (MEC) de adiar as provas, os candidatos terão pelo menos mais dois meses para estudar para o Enem. Outra grande mudança para o Exame Nacional do Ensino Médio é a opção de realizar a prova em versão digital. De acordo com o MEC, a versão impressa do exame deve ser extinta até 2026.


A tendência é que os vestibulares sigam no mesmo caminho. Além de adiarem as datas das provas, algumas instituições, como o Insper, também oferecerão a opção de realizar a prova digitalmente.


Entenda o que espera o estudante que vai prestar o vestibular para 2021.


Preparação para as provas

Todas essas mudanças exigem uma série de adaptações nas estratégias, tanto dos alunos, quanto das escolas. A primeira coisa que todos devem ter em mente é que, em termos de conteúdo, não há grandes novidades.


O aluno que se planejou com o calendário inicial, pode se sentir cansado ao pensar em mais dois ou três meses de preparação. Para evitar esse desgaste e manter uma rotina de estudos até a prova, é importante que a escola sempre estimule o equilíbrio na carga horária de estudos. 


Os alunos devem ser incentivados a enxergar esse tempo extra como uma vantagem. Essa pode ser uma grande oportunidade para rever assuntos e estudar outras matérias. Dessa forma, além de ajudar os alunos a estarem prontos para prova, a escola ajuda a minimizar o sentimento de ansiedade.


Aplicar simulados no mesmo formato das provas é uma ótima forma de preparar os estudantes. Se o objetivo é treinar os estudantes para o Enem Digital, por exemplo, é importante que ele possa realizar o exame em um cenário parecido com o da prova, como um laboratório de computação.


Além de alterar o calendário, alguns vestibulares também devem modificar o formato do exame para atender aos novos protocolos de higiene. Portanto, é importante que os alunos estejam atentos e se adaptem às mudanças. 


Novas  datas dos exames e vestibulares


As instituições de ensino também devem acompanhar as datas dos exames e vestibulares das principais universidades e informar seus alunos sobre qualquer mudança. A maior parte dessas avaliações já tem datas de aplicação confirmadas. Confira abaixo algumas datas:


Enem


As modalidades impressa e digital ocorrerão em datas distintas. A aplicação do Enem impresso – 1º dia ocorrerá em 17 de janeiro de 2021, e o 2° dia será em 24 de janeiro de 2021. Já a aplicação do Enem digital – 1º dia ocorrerá em 31 de janeiro de 2021, e o 2º dia será em 7 de fevereiro de 2021.


Fuvest


A primeira fase acontecerá no dia 10 de janeiro de 2021. A segunda será nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021. 


*Unicamp *


As duas fases serão realizadas em dois dias distintos. A primeira fase será realizada nos dias 6 e 7 de janeiro, enquanto a segunda está marcada para os dias 7 e 8 de fevereiro.


Unesp


A primeira fase, que seria em 15 de novembro, agora ocorrerá em 30 e 31 de janeiro. A segunda fase, que seria em 19 e 20 de dezembro, acontecerá em um único dia: 28 de fevereiro.

Esta matéria foi produzida e disponibilizada pelo

Sistema de Ensino

Poliedro.



Acompanhe o Colégio Inovação/Sistema Poliedro,  também nas redes sociais no Instagram e Facebook.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da Arte no ambiente escolar.

4) Frustrações e aprendizagens

Aprender Letra Cursiva em Aulas Remotas.